Sorriso, Sapezal, Campo Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis e Diamantino, são os municípios mato-grossenses, que registraram altos valores das produções de soja (em grão), milho (em grão) e algodão herbáceo (em caroço). O município de Sorriso (460 quilômetros ao norte de Cuiabá), pelo segundo ano consecutivo, foi o maior produtor de grãos e líder nacional em valor adicionado da agropecuária. De um PIB global de R$ 2,38 bilhões, R$ 791,15 milhões foram gerados no campo, ou, 67%.
De um ranking nacional com os 13 maiores municípios da atividade primária, sete são mato-grossenses. A lista, se completa com São Desidério/BA, Petrolina/PE, Unaí/MG, Uberaba/MG, Rio Verde/GO e Barreiras/BA.
Em 2008, 189 municípios agregavam cerca de 25% do valor adicionado da agropecuária do Brasil e 655 municípios agregavam apenas 1% do valor adicionado bruto da agropecuária. Os 13 municípios com os maiores valores adicionados da agropecuária representavam cerca de 5% do total. O cenário internacional favorável e as boas condições climáticas beneficiaram as plantações de soja e milho em 2008. (MP)
Fonte: Diário de Cuiabá