quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Austrália: milhares abandonam casas para fugir de inundações

Milhares de pessoas se preparavam nesta quinta-feira para abandonar suas casas para fugir das inundações sem precedentes que devastam o nordeste da Austrália.
A primeira-ministra do estado de Queensland, Anna Bligh, advertiu que a crise pode durar vários dias e até semanas, depois que centenas de habitantes se abrigaram em centros de emergência. "É um desastre de uma amplitude sem precedentes", declarou à imprensa. "A situação é muito difícil para muitas pessoas que foram obrigadas a abandonar suas casas e isto pode durar", completou.
As chuvas torrenciais nesta região agrícola e de mineração foram provocadas pelo ciclone Tasha, que cruzou a área na semana passada. A gigante da mineração Rio Tinto declarou "estado de força maior" em quatro minas de carvão. As plantações de algodão e cana-de-açúcar ficaram alagadas. O estado de catástrofe natural foi declarado em várias regiões do estado de Queensland.
Segundo as autoridades australianas, as enchentes levarão a prejuízo de mais de US$ 1 bilhão, sendo mais de US$ 600 milhões com infraestrutura. Os meteorologistas acreditam as chuvas seguirão nos próximos dias, mas de forma mais moderada. Ainda assim, muitas regiões deverão seguir inundadas por pelo menos duas semanas.


Fonte: Terra