A cultura do algodão apresenta cenário otimista. Em Mato Grosso, a produção da pluma deve saltar 70,4% nesta safra em relação à temporada 2009/2010. Isso quer dizer que o volume irá passar de 583,5 mil toneladas para 994,2 mil toneladas. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O superintendente do Imea, Otávio Celidônio, explica que os preços do algodão ficaram interessantes para o produtor. A pluma está cotada a R$ 122 a arroba (preço médio).
Além disso, a demanda do mercado interno e externo tem influenciado positivamente no aumento da produção. No país, entre as culturas, o algodão apresenta o maior aumento de área. Os 56,1% a mais sobre a safra passada podem levar a uma produção de 1,9 milhão de toneladas de pluma, ou seja, 756 mil toneladas a mais. Na safra anterior foram colhidas 1,2 milhão de toneladas.
Por outro lado, os rizicultores mato-grossenses não têm o que comemorar. Os números da Conab apontam que a produção do cereal irá recuar 7,4%, de 742,7 mil toneladas para 687,4 mil toneladas. O presidente do Sindicato das Indústrias do Arroz de Mato Grosso (Sindarroz-MT), Ivo Fernandes Mendonça, explica que os preços altos da soja e do algodão refletiram na produção do arroz. "Os produtores optaram por plantar outras culturas que estavam com preços mais valorizados". Ele ressalta que o desempenho do cereal dependerá do mercado. "Acredito que haverá mais redução, mas não aposto na extinção da cultura em Mato Grosso".
No cenário nacional, a contribuição da área do arroz para o desempenho da safra, comparada a das outras culturas, foi menor. O crescimento foi de 2,5%, elevando o volume para a 2,8 milhões de hectares. No caso da produção, houve aumento de 10%, ou 12,8 milhões de toneladas a mais em relação à safra anterior, de 11,6 milhões de toneladas (VL).
Fonte: A Gazeta