sexta-feira, 18 de março de 2011

Coréia do Sul investe na comercialização de soja, algodão e milho da Bahia

O oeste do estado está, mais uma vez, na mira dos investimentos internacionais. A qualidade e a regularidade da produção de grãos na região resultaram na assinatura, nesta quinta-feira (17), do memorando de entendimento entre o governador Jaques Wagner e o presidente da empresa estatal sul-coreana Korea Agro-Fisheries Trade Corp, Young Jê Ha, para a comercialização de soja, algodão e milho.

Um dos pontos centrais do acordo é estabelecer a venda direta destes grãos sem a intervenção de traders (empresas que negociam commodities), o que resultará em aumento de lucro aos produtores rurais. “Queremos firmar um comércio bilateral direto entre produtores e a Coréia do Sul sem intermediadores para ampliar a renda dos produtores e aumentar nossas exportações”, afirmou o secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles.

Além do aumento nos lucros, a entrega regular de grãos de qualidade vai explicitar ao mercado asiático a capacidade de exportação da Bahia. “Diante disso, o governo da Coréia do Sul atuará como um facilitador, incentivando empresas asiáticas a abrirem portas para os grãos da Bahia, principalmente na China, país com o qual os sul-coreanos mantêm o maior comércio bilateral”, explicou o secretário.

Fonte: Jornal da Mídia