Menos de dois meses depois da assinatura com o governo da Bahia, em Pequim, de protocolo de intenções, o presidente da Chongqing Dragonfly Oil, Hu Junlie veio à Bahia com o governador da província de Chongqing, Huang Qi Fan.
Os dois, o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, representando o governador Jaques Wagner, e a prefeita Jusmari Oliveira, lançaram no domingo a pedra fundamental da indústria Universo Verde, braço da empresa chinesa no Brasil.
O investimento nesta indústria é de R$ 300 milhões, mas o pensamento do grupo é investir até R$ 4 bilhões na Bahia. A esmagadora de soja, segundo Qi Fan, é apenas o primeiro investimento do grupo no estado.
Ele anunciou que “este estado tem grande produção de algodão e vamos implantar uma indústria têxtil em Barreiras”. O governador de Chongqing disse ainda que o grupo tem interesse de investir na área de mineração.
“Decidimos investir aqui porque sentimos segurança no governo do Estado e de Barreiras”, afirmou Hu Junlie, acrescentando que “a China tem o que a Bahia precisa, e a Bahia tem o que a China necessita”.
A nova indústria vai esmagar 1,5 milhão de toneladas de soja por ano – quase metade da produção anual do estado, que na safra 2010/2011 alcançou a marca de 3,6 milhões de toneladas.
Fonte: UOL