segunda-feira, 6 de junho de 2011

Entidades e ministro discutem fortalecimento do Agronegócio

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, juntamente com o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Carlos Ernesto Augustim, e o presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, reuniram-se nesta quarta-feira (01.06), em Brasília, no gabinete do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Wagner Rossi, discutindo pontos importantes para o fortalecimento e desenvolvimento do agronegócio em Mato Grosso.

A bancada de Mato Grosso no Congresso, representada pelo senador Blairo Maggi e pelos deputados federais Homero Pereira, Carlos Bezerra e Neri Geller, e o governador do Estado, Silval Barbosa, participaram da reunião, que tratou, entre vários assuntos, do Plano Safra 2011/12, crédito rural, recuperação de crédito.

De acordo com o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, o encontro foi extremamente produtivo e teve como principal objetivo apresentar ao ministro algumas pautas estratégicas para o agronegócio mato-grossense. “O foco da conversa foi o auxílio ao pequeno e médio produtor rural, que deseja e precisa se manter na atividade e muitas vezes esbarram em entraves, como por exemplo, a de falta de crédito, burocracias. Viemos buscar junto ao Governo Federal, em especial ao MAPA, a ampliação e melhoria do sistema de crédito rural”.

Silveira acrescentou ainda que a agricultura em Mato Grosso vive um bom momento e o produtor que está interessado em retornar à atividade deve aproveitar o cenário atual de bons preços. “Temos que reconhecer a parceria do Banco do Brasil e expusemos isso ao ministro. O Banco tem auxiliado vários produtores a recuperar o crédito e quem ganha com isso é o país, é o estado, que poderá ter a próxima safra muito parecida com a última, aliando boa produtividade e rentabilidade”.

Fonte: Agronotícias