| |
|
A colheita da safra 10/11 de algodão, em Mato Grosso, avançou quatro pontos percentuais na última semana e atingiu 9% da área até a última sexta-feira, de acordo com relatório divulgado anteontem pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Nessa mesma época da safra passada, a colheita ainda não tinha sido iniciada.
Segundo o Imea, os trabalhos avançaram lentamente devido à demora para o algodão atingir a maturação, e assim realizar os procedimentos de desfolha. A produtividade média está em torno de 200 arrobas por hectares.
O Imea prevê o plantio em uma área de 723.687 hectares. A região mais avançada continua sendo a médio-norte, com 17% da área de 139.426 hectares colhida. A região sudeste, que conta com a maior área de produção, 328.988 hectares, colheu 9% da área.
O Imea estima que o principal estado brasileiro de algodão terá uma produção de 873.713 toneladas de pluma nesta safra, contra 560.376 toneladas no ciclo anterior.
De acordo com a Somar, as previsões meteorológicas para os próximos 10 dias não indicam chuvas na região produtora de Mato Grosso, e as condições se manterão favoráveis tanto para a colheita quanto para a maturação das plantas. Entretanto, a queda de temperatura neste início de semana inviabiliza a aplicação de desfolhantes e poderá levar a uma redução nos potenciais produtivos, uma vez que a planta de algodão não tolera temperaturas abaixo de 12ºC por vários dias seguidos.
Fonte: Diário de Cuiabá