quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Algodão: preços se mantêm em ritmo de recuperação

Os preços do algodão em pluma oscilaram nos últimos dias, mas acumularam ligeira queda na semana, conforme levantamentos do Cepea. Entre 27 de setembro e 4 de outubro, o Indicador CEPEA/ESALQ com pagamento em 8 dias teve pequeno recuo de 0,83%, fechando a R$ 1,8161/lp na terça-feira, 4. Vale lembrar que, no acumulado de setembro, o Indicador subiu 1,84%.

Segundo pesquisadores do Cepea, compradores com necessidade de pluma para consumo imediato ofertaram valores estáveis ou, em alguns casos, acima do Indicador CEPEA/ESALQ, posto São Paulo. Apesar de oferecerem preços até acima do Indicador, boa parte dos compradores teve dificuldades em encontrar pluma – muitos dos lotes disponíveis são de qualidade inferior à desejada.

No entanto, os preços voltaram a ceder nos últimos dias, pressionados por indústrias que ainda estão recebendo contratos e/ou sinalizam não conseguir repassar os preços da matéria-prima para o produto final. Alguns produtores consultados pelo Cepea, com o recuo da demanda, foram mais flexíveis quanto aos preços pedidos, mas ainda não o suficiente para atrair novos compradores.

Fonte: Cepea