quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Chuva atrasou plantio de algodão safrinha em Mato Grosso

A chuva contínua em Mato Grosso não apenas retardou a colheita de soja, como também retardou o plantio da safra de algodão safrinha. Agricultores no estado esperavam plantar 14.400 hectares de algodão safrinha em 2011/12, mas apenas 60% da área plantada de algodão foi plantada. Geralmente a janela de plantio para safrinha no estado fecha no fim de janeiro, mas se necessário, o algodão pode ser plantado até meados de fevereiro.


A maioria de algodão em Mato Grosso (80%) é de algodão plantado no mês de dezembro. O desenvolvimento do algodão também foi impactado pelo tempo molhado. O chão molhado e a falta de sol retardou o desenvolvimento da cultura e os produtores estão preocupados com a pressão das doenças que aumentaram, devido ao tempo chuvoso. Combinando a temporada completa e do algodão safrinha, Mato Grosso deverá plantar 733 mil hectares de algodão em 2011/12, que está apenas ligeiramente acima em relação a 2010/11


O algodão é cultivado em três regiões distintas de Mato Grosso. A região principal de plantio de algodão no Estado é na região sudeste, onde a grande maioria é da safra normal de algodão. No oeste do Mato Grosso, bem como no centro e norte do Mato Grosso, é plantado principalmente como uma segunda safra após a soja, a safrinha de algodão.


No município de Sorriso, que está localizado no centro de Mato Grosso, os agricultores estão esperando plantar 18 mil hectares de algodão, mas apenas 3.500 desses hectares (20%) são plantados em dezembro e 14,5 mil hectares de algodão safrinha são plantadas em janeiro, após a soja ser colhida. De acordo com dados do IMEA, 80% dos agricultores do município vão plantar um pouco de algodão safrinha, a maioria vai plantar milho safrinha. A área plantada de soja 2011/12 no município é estimada em 614 mil hectares.


Das safrinhas do estado, 14.400 hectares de algodão é muito pouco em comparação com um número estimado de 2,2 milhões de hectares de milho safrinha que deverá ser plantado no estado em 2011/12.


O Brasil deve plantar 1,4 milhões de hectares de algodão, que é menos de metade em relação ao ano passado. A falta de entusiasmo para a produção de algodão aumentou é um resultado direto dos preços do algodão que estão sendo muito menores que no ano passado. Atualmente, os preços do algodão no Brasil são mais de 50% inferior ao do ano passado. Os agricultores brasileiros tiveram um ano fantástico para algodão no ano passado, especialmente porque eles aproveitaram os preços recordes e encaminharam bem a sua produção vendida.


Mato Grosso é o estado com maior de produção de algodão no Brasil, com a grande maioria exportada para outras regiões do Brasil e internacionalmente. A China é o importador número 1 do algodão de Mato Grosso em 35%, seguido pela Indonésia com 13%, e Coréia do Sul em 12%.

Fonte: Cenário MT