terça-feira, 17 de julho de 2012
Chuva excessiva atrapalha safra do algodão em Mato Grosso
Os principais Estados produtores do algodão no país, Mato Grosso e Bahia, que correspondem juntos a 81,5% da área plantada no Brasil, registraram condições adversas de clima, porém distintas. Mato Grosso foi marcado por chuvas excessivas e Bahia, ao contrário, pela escassez de precipitações.
Apesar do acúmulo de chuvas até a primeira quinzena de junho, as condições climáticas em Mato Grosso na última semana permitiram o avanço da colheita do algodão, atingindo 13% da área do Estado. Ritmo bem semelhante ao do mesmo período do ano anterior, com apenas 1 ponto percentual a menos.
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), mesmo com a perda de maçãs do baixeiro no algodão primeira safra, a produção que virá do algodão segunda safra compensará a queda de produtividade, e Mato Grosso deve contribuir com 51% da produção nacional, com 982 mil toneladas, aumento de 5,1% em relação a 2010/11. Já a Bahia deve fechar a safra 2011/12 com forte quebra de 14,5% na produção em relação a safra anterior em virtude da seca.
Segundo a Conab o balanço da produção de algodão no Brasil na safra 2011/12 deve fechar com 1,9 milhão de toneladas de algodão em pluma, queda de 3% em relação à última safra.
Autor: Só Notícias