Plantio do algodão no principal Estado produtor avançou cinco pontos porcentuais na última semana e alcançou 68% da área prevista
selo
Com o avanço do plantio, a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) ajustou a estimativa para a área de plantio da safra 2011/12 no Estado para 733 mil hectares, ante 768,9 mil ha na previsão anterior.
Com isso, a produção de algodão em pluma nesta safra foi reduzida de 1,07 milhão de toneladas para 1,01 milhão de t, 8,4% a mais do que na temporada anterior, informou hoje o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em seu relatório semanal.
Leia: IBGE estima produção recorde de algodão para 2012
"Se as intenções de plantio se concretizarem, até o final de janeiro aproximadamente 90% do algodão estará plantado, levantando a produtividade para 236 arrobas por hectare, 7,4% maior em relação à safra 2010/11. As próximas semanas prometem um bom andamento do plantio, pois as previsões são de redução nas precipitações nas regiões produtoras, segundo a Somar Meteorologia", afirmou o Imea no relatório.
O instituto apontou que o plantio do algodão no principal Estado produtor avançou cinco pontos porcentuais na última semana e alcançou 68% da área prevista até quinta-feira passada (19). Principal produtora, a região sudeste plantou 78% da área. Por sua vez, a região oeste implantou 65%, e a médio-norte, principal afetada pelas chuvas, plantou 46%.
Fonte: Tô Sabendo