O plantio da safra de algodão em Mato Grosso atingiu o percentual de 68%, de acordo com o boletim divulgado nesta última segunda-feira pelo Instituto Matogrossense de Economia Agrícola (Imea). O índice é cinco pontos porcentuais maior do que o plantio da safra anterior. A estimativa dos cotonicultores é cultivar 768,8 mil hectares com o herbáceo em 2012.
O Nordeste do Estado é a região em que os tratores atingiram as maiores parcelas, cobrindo 97% dos cinco mil hectares reservados ao algodão. No entanto, em área plantada, ninguém “bate” o Sudeste mato-grossense, onde as plantadeiras já semearam 78% dos 374,4 mil ha. Com 65% do plantio realizado surgem as regiões Oeste, que vai cultivar 183,9 mil ha, e Centro-Sul (65,7 mil hectares). A região Médio-Norte inseriu sementes em 46% dos 129,9 mil ha e, a Noroeste, 40% dos 9,7 mil ha destinados à produção herbácea.
As próximas semanas prometem um bom andamento do plantio, pois as previsões são de redução nas precipitações nas regiões produtoras, segundo a Somar Meteorologia. “Se as intenções de plantio se concretizarem, até o final de janeiro aproximadamente 90% do algodão estará plantado, levantando a produtividade para 236 @/ha, 7,4% maior em relação à safra 2010/11”, analisa o boletim do Imea.
O instituto prospecta um bom ano para os agricultores que investiram na cotonicultura. O balanço da economia global em 2012 prevê certa estabilidade com leve crescimento. Entre os grandes volumes de importações das commodities pela China e a desaceleração na Europa, a indústria têxtil permanece estável e sem grandes demandas.
O consumo mundial da pluma, segundo estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), será 3,7% menor que em 2010/11. No Brasil o cenário já é diferente, com o aumento de 4,3%, ou 50 mil toneladas, no consumo, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
“Respeitando as tendências mundiais de oferta e demanda, a última estimativa de área plantada da Ampa projetou um aumento de 1,1% para Mato Grosso, 5 pontos percentuais a menos que a projeção anterior. Com isso, a área de algodão estimada ficará em 733.062 hectares no Estado, o que mantém Mato Grosso em primeiro lugar entre os estados brasileiros, contribuindo com 51,8% da área nacional”, informa o Imea.
Fonte: Olhar Direto